O CHEFÃO LÁ DO MORRO

LITERATURA, REPRESENTATIVIDADE E MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025915

Palavras-chave:

Literatura infantil; Mediação de Leitura; Representatividade literária; Formação do Leitor Literário; DDemocratização da leitura

Resumo

Este texto relata a mediação de leitura do livro “O chefão lá do morro”, de Otávio Júnior e Angelo Abu, realizada com crianças de quatro turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, oriundas de camadas populares. O objetivo foi analisar o uso de livros que representam infâncias semelhantes às dos leitores, aproximando-os da leitura literária de forma prazerosa. A mediação, entendida como o fomento do diálogo entre leitores e texto (Soares, 1988; Bajour, 2012), incluiu etapas como votação para seleção do livro, desenho do protagonista e conversas literárias. Os resultados indicam que obras com elementos identitários despertam curiosidade e engajamento, ampliando o repertório de leitura e tornando a representatividade um canal importante para a formação de leitores.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo, Pulo do Gato, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação, Lei 10.639/2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm (último acesso: 30 de janeiro de 2024)

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DORNELLES, Leni Vieira; MARQUES, Circe Mara. Pedagogias da racialidade: modos de se constituir crianças negras em escolas de educação infantil do Brasil. Propuesta educativa (Online) no.43 Ciudad Autonoma de Buenos Aires jun. 2015. vol 1 – Págs. 113 a 122. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1995-77852015000100011 (último acesso:30 de janeiro de 2024)

GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.1, pp.79-91. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100006. (último acesso: 30 de janeiro de 2024)

JÚNIOR, Otávio & STARKOFF, Vanina. Da minha janela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.

JÚNIOR, Otávio & LUBAMBO, Bruna. De passinho em passinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.

JÚNIOR, Otávio & SANTOS, Isabela. Procura-se Carolina. Belo Horizonte: Yellowfante, 2022.

JÚNIOR, Otávio & ABU, Angelo. O chefão lá do morro. Belo Horizonte: Yellowfante, 2020

NUNES, Marília Forgearini. Ler literatura infantil é ler o quê?. In: LER para mediar: a literatura infantil na roda. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

NUNES, M.F; MELO, C.A; SILVA, C.M.F. Análise comparativa do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD literário) a partir da relação entre leitura e democracia cultural. Revista Brasileira de Alfabetização. São Paulo: Número 20 (Edição Especial) - 2023

RIOS, Rosana; NEVES, André. O monstro monstruoso da caverna cavernosa. São Paulo: DCL, 2004.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: porque a interdisciplinaridade. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988, p.18-29.

TAVARES, C; Licá, M. O olhar das mediadoras de leitura em comunidades quilombolas do Maranhão sobre a presença negra nas obras literárias para crianças e jovens. In: TAVARES, Cristiane & WEISZ, Telma (org). Literatura e Educação. Porto Alegre: editora Zouk, 2021.

VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Vanzella da Silva, F., Federizzi , G. L., & Paixão , G. A. M. da. (2025). O CHEFÃO LÁ DO MORRO: LITERATURA, REPRESENTATIVIDADE E MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025915

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-02-01
Aceito em 2025-01-31
Publicado em 2025-08-23