A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025808

Palavras-chave:

Educação; Pandemia; Sistema de Escrita Alfabética (SEA); Alfabetização; Docentes.

Resumo

 

A pandemia alterou o contexto da educação, trazendo consequências para o processo de alfabetização. Este estudo objetivou compreender o impacto da pandemia e do ensino remoto no processo de alfabetização. Participaram quatro professoras de uma Rede Pública de Ensino. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foi realizada uma entrevista on-line. Os resultados indicam que o processo de ensino-aprendizagem apresentou diversos desafios, como a dificuldade de se ensinar à distância e a baixa participação dos estudantes. Evidencia que a tecnologia garantiu a continuidade ao ensino e destaca a importância da participação familiar durante esse período. Esta pesquisa possibilitou verificar os impactos mais diretos do ensino remoto para este grupo e refletir acerca da alfabetização.

 

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Referências

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Publicado

2025-08-23

Como Citar

Massaro Fonseca, G., & Osti, A. (2025). A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025808

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-11-08
Aceito em 2025-02-11
Publicado em 2025-08-23