THE ACQUISITION OF THE ALPHABETIC WRITING SYSTEM IN A REMOTE TEACHING CONTEXT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025808

Keywords:

Education; Pandemic; Alphabetic Writing System (AWS); Literacy; Teachers.

Abstract

 

The pandemic changed the context of education, bringing consequences for the literacy process. This study aimed to understand the impact of the pandemic and remote teaching on the literacy process. Four teachers from a Public Education Network participated. This is a qualitative study, in which an online interview was carried out. The results indicate that the teaching-learning process presented several challenges, such as the difficulty of teaching remotely and low student participation. Evidence that technology guaranteed continuity in teaching and highlights the importance of family participation during this period. This research made it possible to verify the impacts of remote teaching more directly for this group and reflect on literacy.

 

 

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALFABETIZAÇÃO EM REDE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA COVID-19 - RELATÓRIO TÉCNICO (PARCIAL). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2020465. Acesso em: 17 mai 2023.

ALMEIDA, Larissa.; MATOS, Alana. Alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: uma análise sobre a prática docente na perspectiva das professoras. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.L], v. 10, n. 1, nov. de 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/874. Acesso em: 21 jul. 2022.

ALMEIDA, Elaine; MENEZES, Eliziete. Alfabetização: possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, agosto de 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6041. Acesso em: 21 jul. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977, p. 225. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.

BESSA, Sonia. Professores em tempos de pandemia: percepções, sentimentos e prática pedagógica. Revista Devir Educação, Lavras-MG, p. 183-205, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/410/225. Acesso em: 21 jul. 2022.

BISPO, Silvana; SILVA, Aline. Alfabetização no contexto da pandemia do COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS. V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, [S.L], p. 1-8, 2021. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/viewFile/1556/1059. Acesso em: 21 jul. 2022.

BOEING, Rosiani et al. Políticas e programas de erradicação do analfabetismo no Brasil nas últimas quatro décadas. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2015. Disponível em: https://silo.tips/download/politicas-e-programas-de-erradicaao-do-analfabetismo-no-brasil-nas-ultimas-quatr. Acesso em: 13 abril 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n° 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Seção 1, p. 32, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 abr. 2022.

CUNHA, Michelle; KLEIN, Caroline; DRESCH, Tanusa. A habilidade de se reinventar em tempos de pandemia. Caderno Marista De Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-6, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40798. Acesso em: 21 jul. 2022.

DA SILVA, Karoline. Alfabetização e letramento: da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental. UNESC, Universidade do extremo sul catarinense, Criciúma, 51f, 2010. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/215. Acesso em: 13 mar 2020.

FEITOSA, Rita.; SANTOS, Sandra. Os efeitos do distanciamento social em contexto de pandemia (COVID-19) no desenvolvimento cognitivo da criança em processo de alfabetização: uma visão Vygotskyana. VII Conedu, [S.L], n. p., nov. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69224. Acesso em: 21 jul. 2022.

FERREIRA, Lucimar; FERREIRA, Lucia; ZEN, Giovana. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 12, n. 2, p. 283-299, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7453. Acesso em: 21 jul. 2022.

GODOY, Arllda. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 09 abr 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais. Brasil, 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 02 abril 2020.

OBSERVATÓRIO DO PNE (OPNE). Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, 2020. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/meta/alfabetizacao. Acesso em: 07 abril 2020.

VIANA, Cristiane; NASCIMENTO, Kelin. O contexto emergencial das aulas remotas no ensino fundamental – anos iniciais: perspectivas e desafios da informatização do ensino. Revista Pleiade, v. 15 n. 33, p. 83-93, out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.711. Acesso em: 21 jul. 2022.

UNESCO. Educação: do fechamento das escolas à recuperação. 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/covid-19/education-response. Acesso em: 06 abril 2021.

ZACHARIAS-CAROLINO, Aline. Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita. 2019. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/183240. Acesso em: 25 mar 2020.

Published

2025-08-23

How to Cite

Massaro Fonseca, G., & Osti, A. (2025). THE ACQUISITION OF THE ALPHABETIC WRITING SYSTEM IN A REMOTE TEACHING CONTEXT. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025808

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-11-08
Accepted 2025-02-11
Published 2025-08-23