LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL

DOS LIMITES DE UMA PRESCRIÇÃO CURRICULAR AO DIREITO À LEITURA NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025897

Palavras-chave:

Literatura infantil. Educação Infantil. Currículo.

Resumo

 

Este artigo tenciona a prescrição da Base Nacional Comum Curricular referente à indicação de gêneros literários a ser objetos de práticas de leitura/escuta na Educação Infantil. O estudo é de natureza documental, cujo corpus de análise se constitui pelas habilidades do campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Os resultados apontam para uma limitada indicação de gêneros discursivos literários; habilidades que focam nas práticas de escuta do texto; falta de indícios de reflexões linguísticas elaboradas para além da observação da direção da escrita e da produção de texto espontâneo; assim como o não diálogo com os enunciados materializados nos textos. Por fim, a Base garante o direito ao acesso à cultura escrita, contudo, as interações dialógicas emergem de forma restrita.

 

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Biografia do Autor

José Nogueira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição. No decorrer da trajetória acadêmica tem realizado pesquisas interdisciplinares, dando ênfase à cultura popular, especificamente a Literatura de Cordel e a cantoria de Repente. Nesse viés, leva em conta as relações entre Literatura e História. a carnavalização, o dialogismo bakhtiniano e o pan-africanismo.

Sandra Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Direito pela FACIMA. Graduanda em Letras/Espenhol pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2025-08-23

Como Citar

Cavalcanti dos Santos, A., Silva, J. N. da ., & Santos, S. G. dos. (2025). LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS LIMITES DE UMA PRESCRIÇÃO CURRICULAR AO DIREITO À LEITURA NA INFÂNCIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025897

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-01-28
Aceito em 2025-01-21
Publicado em 2025-08-23