A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA/O PROFESSORA/O ALFABETIZADORA/O

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025927

Palavras-chave:

Alfabetização, Perspectiva Discursiva, Prática pedagógica

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo bibliográfico acerca da perspectiva discursiva de alfabetização, com base em Smolka (2008, 2023), Goulart (2019, 2020) e Colello (2014, 2021), a fim de refletirmos sobre as implicações pedagógicas de tal concepção para a prática pedagógica do professor alfabetizador. Para tanto, analisamos uma prática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, buscando estabelecer as relações entre a perspectiva discursiva e o trabalho pedagógico dentro dessas aulas. Os resultados apontam para a necessidade de acolhermos práticas de ensino pautadas nos contextos reais de comunicação e interação para que, de fato, a alfabetização se concretize como o direito à livre expressão de um sujeito que aprendeu a significar o seu mundo. 

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Biografia do Autor

Mariete de Souza Amorim Lima, Universidade Federal do Acre

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PPGED/UFAC. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre. Graduada em Letras português pela UFAC. Professora da Rede Estadual de Educação do Acre.

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre e professora Associada dessa instituição, no Centro de Educação, Letras e Artes, da área de linguagem e Letramento. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Alfabetização, Letramentos, Formação de Professores, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa. Na graduação, atua nas disciplinas Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- Ufac), Linha 2 (Formação e de Professores, Educação e Linguagens), do Programa de Pós- Graduação em Educação na Amazônia - Educanorte e do Mestrado Profissional em Letras - Profletras/Ufac, no qual está como coordenadora (Biênio 2023/2024). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - Gepel/Ufac e Vice- representante da Região Norte na Abalf - Associação Brasileira de Alfabetização. Também é coordenadora local do Programa Leitura e e Escrita na Educação Infantil - LEEI- Acre. https://orcid.org/0000-0003-4369-2265

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Publicado

2025-08-23

Como Citar

de Souza Amorim Lima, M., & Castro dos Santos, T. (2025). A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA/O PROFESSORA/O ALFABETIZADORA/O. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025927

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-05-21
Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-08-23