O DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • José Jilsemar da Silva Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)
  • Joseilda Alves de Oliveira Secretaria de Educação do Município de Condado, PB
  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-4655-6832

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025928

Palavras-chave:

língua portuguesa, perspectiva dialógica, ensino, intervenção, educação básica

Resumo

Neste artigo, analisamos como o professor de língua portuguesa discursiviza o trabalho com a produção textual na educação básica realizado durante o período pandêmico. Como ancoragem teórica, utilizamo-nos de reflexões sobre língua/linguagem na perspectiva dialógica do discurso e de estudos sobre ensino de língua portuguesa e produção textual. Quanto à metodologia, o trabalho consistiu em uma pesquisa de campo, de natureza interventiva, realizada com alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. O material de análise consiste de diários de campo produzidos durante a atividade de intervenção. Os resultados da análise apontam que o professor discursiviza o trabalho com a produção textual em contexto pandêmico como uma atividade árdua e repleta de obstáculos e desafios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Joseilda Alves de Oliveira, Secretaria de Educação do Município de Condado, PB

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino das cidades de Condado e Malta, PB.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Classe III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). É editor-chefe da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho Editorial das Edições UERN e da Editora da REDE-TER. É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar - GITED e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo/UNESP. Atua ainda como membro da Diretoria, na condição de 1 Secretário, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica. 

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas à edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Organizado por Augusto Ponzio e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGE/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e Filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino da produção textual escrita no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (org.). Português no ensino Médio e formação de professor. 2. ed. rev. São Paulo: Parábola, 2022. p. 239-264.

CARVALHO, Leonardo Crevelário de Souza; ASSIS, Orly Zucatto Montovani de. O trabalho docente com a produção de textos durante a pandemia da COVID-19. Educação em Revista, v. 23, n. 1, p. 133–148, 2022.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FALKENBACH, Luciana Idiarte Soares; AZEVEDO, Tânia. Maria de. Paradigmas epistemológicos no ensino de língua: o que está subjacente às práticas pedagógicas. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, v. 22, n. 1, p. 1-17, jan./abr. 2020.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

GERALDI, João Wanderley. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGE - GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. (org.). Palavras e contrapalavras: enfrentando questões de metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-39.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

GERALDI, João Wanderley. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Diálogo das Letras, v. 6, n. 1, p. 490-496, 2017.

GERALDI, João Wanderley. Tranças e danças: linguagem, ciência, poder e ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018.

GERALDI, João. Wanderley. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES, Rosângela Rammes; PEREIRA, Rodrigo Acosta. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. p. 179-189.

KRAEMER, Márcia Adriana Dias; LUNARDELLI, Mariangela Garcia; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. A linguagem e sua natureza ideológica. In: FRANCO, Neil; PEREIRA, Rodrigo Acosta; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. (org.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, Pontes, 2020. p. 63-88.

LACERDA, Naziozênio Antonio; SILVA, Keila Maria da. A reescrita remota de textos por alunos do ensino fundamental em tempos de pandemia. Memorare, v. 7, n. 3, set./dez. 2020.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LEAL, Paulo Souza. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (ead) veio para ficar! Revista Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 41-43, 2020.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievintch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

MENDONÇA, Marina Célia. A produção textual na esfera escolar: considerações sobre a “escrita como trabalho”. Diálogo das Letras, v. 8, n. 1,p. 3-15,jan./abr. 2019.

MORETTO, Milena. Produção de textos em sala de aula: momento de interação e diálogo. Jundiaí: Paco editorial, 2013.

NÓVOA, Antonio. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/ IAT, 2022.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ciclos da precariedade: revisitando experiências de ensino pandêmicas e além. Cadernos de Linguística, v. 4, p. 1-19, 2023.

RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais na pandemia. Cadernos de Linguística, v. 2, p. 01-16, 2021.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SUASSUNA, Lívia; LEITÃO, Alane Kerolaine Godim. A didatização da escrita por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPE. Entrepalavras, v. 8, n. 3, p. 12-39, 2018.

Downloads

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Silva, J. J. da, Oliveira, J. A. de, & Bessa, J. C. R. (2025). O DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025928

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-05-28
Aceito em 2025-08-21
Publicado em 2025-08-23