THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHER'S DISCOURSE ABOUT WORKING WITH WRITING IN BASIC EDUCATION IN A PANDEMIC CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025928Keywords:
língua portuguesa, perspectiva dialógica, ensino, intervenção, educação básicaAbstract
In this article, we analyze discursivization made by Portuguese language teachers in relation to the work with writing in basic education carried out during the pandemic period. As a theoretical framework, we used reflections on language from the discourse dialogical perspective and studies on Portuguese language teaching and writing. In relation to the methodology, the research consisted of field research, of an interventional nature, carried out with students from a 2nd year high school class at a public school. The material analyzed were field diaries produced during the intervention activity. The analysis results indicate that the teacher makes a discursivization of the working with writing practices in a pandemic context as an arduous activity full of obstacles and challenges, but, at the same time, as an opportunity for mutual learning (for the teacher and students) and growth for the teacher’s professional performance.
Metrics
References
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas à edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Organizado por Augusto Ponzio e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGE/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e Filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino da produção textual escrita no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (org.). Português no ensino Médio e formação de professor. 2. ed. rev. São Paulo: Parábola, 2022. p. 239-264.
CARVALHO, Leonardo Crevelário de Souza; ASSIS, Orly Zucatto Montovani de. O trabalho docente com a produção de textos durante a pandemia da COVID-19. Educação em Revista, v. 23, n. 1, p. 133–148, 2022.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
FALKENBACH, Luciana Idiarte Soares; AZEVEDO, Tânia. Maria de. Paradigmas epistemológicos no ensino de língua: o que está subjacente às práticas pedagógicas. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, v. 22, n. 1, p. 1-17, jan./abr. 2020.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GERALDI, João Wanderley. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGE - GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. (org.). Palavras e contrapalavras: enfrentando questões de metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-39.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
GERALDI, João Wanderley. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Diálogo das Letras, v. 6, n. 1, p. 490-496, 2017.
GERALDI, João Wanderley. Tranças e danças: linguagem, ciência, poder e ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018.
GERALDI, João. Wanderley. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES, Rosângela Rammes; PEREIRA, Rodrigo Acosta. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. p. 179-189.
KRAEMER, Márcia Adriana Dias; LUNARDELLI, Mariangela Garcia; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. A linguagem e sua natureza ideológica. In: FRANCO, Neil; PEREIRA, Rodrigo Acosta; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. (org.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, Pontes, 2020. p. 63-88.
LACERDA, Naziozênio Antonio; SILVA, Keila Maria da. A reescrita remota de textos por alunos do ensino fundamental em tempos de pandemia. Memorare, v. 7, n. 3, set./dez. 2020.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
LEAL, Paulo Souza. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (ead) veio para ficar! Revista Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 41-43, 2020.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievintch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
MENDONÇA, Marina Célia. A produção textual na esfera escolar: considerações sobre a “escrita como trabalho”. Diálogo das Letras, v. 8, n. 1,p. 3-15,jan./abr. 2019.
MORETTO, Milena. Produção de textos em sala de aula: momento de interação e diálogo. Jundiaí: Paco editorial, 2013.
NÓVOA, Antonio. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/ IAT, 2022.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ciclos da precariedade: revisitando experiências de ensino pandêmicas e além. Cadernos de Linguística, v. 4, p. 1-19, 2023.
RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais na pandemia. Cadernos de Linguística, v. 2, p. 01-16, 2021.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SUASSUNA, Lívia; LEITÃO, Alane Kerolaine Godim. A didatização da escrita por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPE. Entrepalavras, v. 8, n. 3, p. 12-39, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2025-08-21
Published 2025-08-23





