THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHER'S DISCOURSE ABOUT WORKING WITH WRITING IN BASIC EDUCATION IN A PANDEMIC CONTEXT

Authors

  • José Jilsemar da Silva Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)
  • Joseilda Alves de Oliveira Secretaria de Educação do Município de Condado, PB
  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-4655-6832

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025928

Keywords:

língua portuguesa, perspectiva dialógica, ensino, intervenção, educação básica

Abstract

In this article, we analyze  discursivization made by Portuguese language teachers in relation to  the work with writing in basic education carried out during the pandemic period. As a theoretical framework, we used reflections on language from the discourse dialogical perspective and studies on Portuguese language teaching and writing. In relation to the methodology, the research consisted of field research, of an interventional nature, carried out with students from a 2nd year high school class at a public school. The material analyzed were field diaries produced during the intervention activity. The analysis results indicate that the teacher makes a discursivization of the working with writing practices in a pandemic context as an arduous activity full of obstacles and challenges, but, at the same time, as an opportunity for mutual learning (for the teacher and students) and growth for the teacher’s professional performance.

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Author Biographies

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Joseilda Alves de Oliveira, Secretaria de Educação do Município de Condado, PB

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino das cidades de Condado e Malta, PB.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Classe III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). É editor-chefe da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho Editorial das Edições UERN e da Editora da REDE-TER. É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar - GITED e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo/UNESP. Atua ainda como membro da Diretoria, na condição de 1 Secretário, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica. 

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Published

2025-08-23

How to Cite

Silva, J. J. da, Oliveira, J. A. de, & Bessa, J. C. R. (2025). THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHER’S DISCOURSE ABOUT WORKING WITH WRITING IN BASIC EDUCATION IN A PANDEMIC CONTEXT. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025928

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2024-05-28
Accepted 2025-08-21
Published 2025-08-23