LITERACY IN BRAZIL
DIALOGUE WITH INTERNATIONAL PHONICS REPORTS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025940Keywords:
Alfabetização, Método fônico, Consciência fonológica, Perspectiva discursiva de alfabetizaçãoAbstract
The article aims to analyze positions that underlie the teaching of written language, comparing the phonic method in light of the discursive language framework. It examines the documents National Reading Panel (2000) and National Early Literacy Panel (2009), which appear, for the Brazilian phonic movement, as a reference in literacy research, bringing supposed legitimacy to this perspective. The new configuration of the phonic movement is touted as an evidence-based method, in accordance with rigorous scientific standards used in other countries. Although the close relationship between the conceptions of phonic researchers in Brazil and abroad can be proven, it is certain that the documents studied are more cautious than the national ones, avoiding a radical defense in favor of the phonic method.
Metrics
References
ALVES, Isabella Starling et al. Como é a educação em Sobral: o que aconteceu no longo prazo, o que acontece no dia a dia. 1. ed. Uberlândia, MG: Dados consultoria, 2023.
BELINTANE, Claudemir. Leitura e Alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 261-277, maio/ago. 2006.
BETTELHEIM, Bruno; ZELAM, Karen. Psicanálise da alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 1992.
BRÄKLING, Kátia Lomba. Leitura do mundo, leitura da palavra, leitura proficiente: qual é a coisa que esse nome chama? Revista Aprender Juntos. São Paulo (SP): Edições SM; 2008.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho alfabetização infantil: os novos caminhos: relatório final. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2019.
BYRNE, Brian. The foundation of literacy: the child’s acquisition of the alphabetic principlie. East Sussex: Psychology Press, 1998.
CAPOVILLA, Alessandra; CAPOVILLA, Fernando. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon, 2002.
CAPOVILLA, Fernando César. Dissonância na alfabetização (entrevista). Folha Sinapse, 25 de novembro de 2003.
COLELLO, Silvia, M. G. A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas. São Paulo: Summus, 2017.
COLELLO, Silvia, M. G. A escola que não ensina a escrever. São Paulo: Summus, 2012.
COLELLO, Silvia, M. G. Alfabetização: o quê, por quê e como. São Paulo: Summus, 2021.
COLELLO, Silvia. M. G. S. Sentidos da alfabetização nas práticas educativas. In: MORTATTI, Maria Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014. Pp. 169-186.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Ytad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
EHRI, Linnea. Learning to read words: theoru, findings and issues. Scientific studies of Reading, v. 9, n. 2. Disponível em: https://ala.asn.au/wp-content/uploads/2020/05/Ehri-Word-Learning.pdf Acesso em: mai/2024.
FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.
FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Um paradigma científico e evidências a ele relacionadas resolveriam os problemas da alfabetização brasileira? Revista Brasileira de Alfabetização (ABALF). Belo Horizonte, MG. V. 1, n. 10 (Edição Especial), jul./dez. 2019.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 21-40, 2007.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/ UFMG, 2005.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Rio de Janeiro: Autores Associados, 2014.
MEC. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização (Caderno). Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/CADERNO_PNA_FINAL.pdf Acesso em: Abr./2024.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 44 maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gg3SdLpVLM8bJ7bJ84cD8zh/ Acesso em dez. 2023.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora UNESP, 2019. Disponível em: https://editoraunesp.com.br/catalogo/9788595463394,metodos-de-alfabetizacao-no-brasil Acesso em nov. 2023.
MUCENIECKS, Rebeca S.; COLELLO, Silvia M. G. Alfabetização: embates entre o construtivismo e o método fônico. Revista Internacional d`Humanitats, n. 62. São Paulo/ Barcelona: Univ. Autònoma de Barcelona/ Cemoroc-FEUSP, set-dez, 2024, p. 1-18. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih62/Silvia.pdf Acesso em mai.2024.
NELP. Developing early literacy. Report of the national early literacy panel. A Scientific Synthesis of Early Literacy Development and Implications for Intervention. National Institute for Literacy. 2009.
NRP. National Reading Panel. Teaching children to read: An evidence based assessment of the scientiflc research literature on reading and its implications for reading instruction. Washington, DC: NICHD, 2000
NUNES, Terezinha. Leitura e escrita: processos e desenvolvimento. In: ALENCAR, Eunice M. L. S. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. Pp.13-50.
REGO, Lúcia B. Descobrindo a língua escrita antes de aprender a ler. In: KATO, Mary (org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1989. Pp. 105-134.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, abr. 2004.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
TEBEROSKY, Ana. Fala, mestre! (entrevista). Revista Nova Escola. nov/05.
WEISZ, Telma. Didática da leitura e da escrita: questões teóricas. Pátio. Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 28, p. 57-62, 2004.
WORLD BANK. Missed opportunities: the high cost of not educating girls. World Bank Group: Washington, 2018. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/server/api/core/bitstreams/01a423c9-8a5a-5a4f-bcf3-2983fdb1b215/content
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2025-08-18
Published 2025-08-23





