A AUTORIA NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM MEIO DIGITAL

A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021453

Palabras clave:

Pandemia, Alfabetização, Autoria, Formação docente

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir a questão da autoria docente a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia do Coronavírus no âmbito do Projeto de Extensão “A Parceria Escola e Universidade na alfabetização de crianças e na formação de alfabetizadores”. O texto traz relatos de extensionistas sobre suas experiências na produção de materiais audiovisuais para alfabetização, compartilhados com as escolas parceiras. Na análise da proposta, enfatizando o que revelam os relatórios dos extensionistas, destacam-se: 1) Implementação da proposta para um novo enfoque da extensão na pandemia; 2) Autoria e desafio dos extensionistas na produção dos materiais e nas próprias performances; 3) Acolhimento da proposta pela escola. As experiências transcritas aqui, analisadas sob a ótica da autoria, revelam uma prática formativa que caminha para o fortalecimento da autonomia e da liberdade de criação no processo de formação docente.

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Biografía del autor/a

Rejane Maria de Almeida Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ). Doutora no programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação como docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atua no Ensino Superior com formação de professores e formação continuada nas áreas de Didática, Ensino da Escrita, Alfabetização. É membro do GRAFE - Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita e coordena a pesquisa intitulada Formação de professores e saberes para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciene Cerdas, UFRJ

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, atuando em disciplinas como Alfabetização e Letramento I e Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara (2012). Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara (2007). Formada em Pedagogia pela UFPR (2004) e em Jornalismo pela UNESP/Bauru (1998). É membro do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ), e desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à formação de professores, saberes docentes e práticas pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2021-07-04

Cómo citar

Amorim, R. M. de A., & Cerdas, L. (2021). A AUTORIA NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM MEIO DIGITAL: A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 170–187. https://doi.org/10.47249/rba2021453

Número

Sección

TEMA LIVRE
Recibido 2020-10-19
Aceptado 2021-03-15
Publicado 2021-07-04