NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)

REFLECTIONS ON THE ACT OF READING AND THE ACT OF WRITING

Authors

  • Mara Cristina Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4293-873X
  • Rafaela Emily Tadeu de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba20251009

Keywords:

Alfabetização humanizadora, Ato de ler, Ato de escrever, Boletins, NAHum

Abstract

This article stems from studies carried out as part of the subject Literacy and Literature for Children: concepts and practices, taught in the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). The aim is to analyse the principles of the Humanizing Literacy Nucleus (NAHum) and discuss the possible contributions of the bulletins published by this Nucleus to the teaching of reading and writing. The methodology used is based on a qualitative approach, based on bibliographical research. In addition, it searches the studies developed by Arena (2010; 2021a; 2021b; 2021c), Arena and Arena (2024), Bajard (2012, 2014, 2021), Bajard and Arena (2015), Miller (2020; 2021), among others, for theoretical support to approach Humanizing Literacy. The results indicate that NAHum promotes significant discussions and contributions to broaden theoretical reflections and practical demonstrations related to Humanizing Literacy, with emphasis on the bulletins published on the NAHum website.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Mara Cristina Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduated in Pedagogy, Master's and PhD student in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU). Basic Education teacher at the Uberlândia Municipal Education Network. Member of the Language and Childhood Studies and Research Group (GEPLI/UFU) and the Educational Assessment Studies and Research Group (Gepae/UFU). She has experience in Early Childhood Education and Early Years, working mainly in the following areas: Children, Childhood, Literacy, Languages, Reading, Writing and Assessment

Rafaela Emily Tadeu de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010).  Pós-graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em Docência na Diversidade para a Educação Básica (2011). Docente na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, no cargo de professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 2012. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda Duarte Araújo Silva

Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU), na linha de Saberes e Práticas Educativas. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Núcleo de Linguagens, Leitura e Escrita (LiLEs/FACED/UFU). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), do Grupo de Estudos e Pesquisas Lecturi (UFU). Tem experiência na Educação Básica e Superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: Alfabetização, Linguagens, Leitura, Escrita, Infâncias e Psicologia Histórico-Cultural. Coordena em parceria com a professora Camila Turati Pessoa (UFU) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Re-vista. Coordenadora Estadual do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil LEEI/Sudeste/MG/UFU no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

References

ARENA, Dagoberto Buim. ARENA, Adriana Pastorello Buim. Alfabetização Humanizadora: princípios e funções de caracteres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/alfabetizacao-humanizadora-principios-e-funcoes-de-caracteres/ Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237 - 247, jan./jun. 2010.

ARENA, Dagoberto Buim. Linguagem escrita: um artefato histórico e cultural. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.2, jan./fev. 2021a. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/04/PERIODICO_JAN_FEV_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Ensinar a ler: aparência e essência. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.6, set./out. 2021b. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/09/PERIODICO_SET_OUT.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Por uma alfabetização à margem esquerda: para abandonar o tripalium e abraçar a poiésis. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 14, 2021c, 62-76. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2021528 Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Atos e ler, atos de ver, atos de refletir. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n. 15, mar./abr. 2023. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/03/PERIODICO_MAR_ABR_23.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2014.

BAJARD, Élie.; ARENA, Dagoberto Buim. Metodologias de ensino: por uma aprendizagem do ato de ler e do ato de escrever em um sistema tipográfico. In: DAVID, Célia Maria, et al. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2022.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. O B com A não fica BA… realmente! In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.3, mar./abr. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/03/PERIODICO_MAR_ABR_21-2-3.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina. A aprendizagem da escrita e os textos do cotidiano. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.5, jul./ago. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/07/PERIODICO_JUL_AGO-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Os sentidos no foco do ato de ler. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.21, mar./abr. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/03/PERIODICO_MAR_ABR.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Práticas pedagógicas humanizadoras: ensino e aprendizagem de atos de escrever não alienados. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.23, jul./ago. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PERIODICO_JUL_AGO.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, 25(1), 83–104, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%x Acesso em: 20 dez. 2024.

MELLO, Suely Amaral. Não à PNA… não só na Educação Infantil. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.7, nov./dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Corrigido_PERIODICO_NOV_DEZ.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MELLO, Suely Amaral. O ensino do ler e escrever não se resolve com uma técnica, mas com um modo de praticar a educação escolar. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.22, mai./jun. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/05/PERIODICO_MAI_JUN-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MILLER, Stela. A hora e a vez de as crianças humanizarem-se. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1a-Edicao-do-Boletim-Alfabetizacao-Humanizadora.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MILLER, Stela. Vida longa ao boletim do NAHum!. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim especial, dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2022/07/PERIODICO_COMEMORATIVO_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ROMANOWSKI, Joana P. ENS, Romilda T. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

Published

2025-08-23

How to Cite

Rodrigues, M. C. O., Araújo, R. E. T. de, & Silva, F. D. A. (2025). NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM): REFLECTIONS ON THE ACT OF READING AND THE ACT OF WRITING. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba20251009

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2025-07-17
Accepted 2025-08-14
Published 2025-08-23