NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)
REFLECTIONS ON THE ACT OF READING AND THE ACT OF WRITING
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba20251009Keywords:
Alfabetização humanizadora, Ato de ler, Ato de escrever, Boletins, NAHumAbstract
This article stems from studies carried out as part of the subject Literacy and Literature for Children: concepts and practices, taught in the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). The aim is to analyse the principles of the Humanizing Literacy Nucleus (NAHum) and discuss the possible contributions of the bulletins published by this Nucleus to the teaching of reading and writing. The methodology used is based on a qualitative approach, based on bibliographical research. In addition, it searches the studies developed by Arena (2010; 2021a; 2021b; 2021c), Arena and Arena (2024), Bajard (2012, 2014, 2021), Bajard and Arena (2015), Miller (2020; 2021), among others, for theoretical support to approach Humanizing Literacy. The results indicate that NAHum promotes significant discussions and contributions to broaden theoretical reflections and practical demonstrations related to Humanizing Literacy, with emphasis on the bulletins published on the NAHum website.
Metrics
References
ARENA, Dagoberto Buim. ARENA, Adriana Pastorello Buim. Alfabetização Humanizadora: princípios e funções de caracteres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/alfabetizacao-humanizadora-principios-e-funcoes-de-caracteres/ Acesso em: 20 dez. 2024.
ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237 - 247, jan./jun. 2010.
ARENA, Dagoberto Buim. Linguagem escrita: um artefato histórico e cultural. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.2, jan./fev. 2021a. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/04/PERIODICO_JAN_FEV_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
ARENA, Dagoberto Buim. Ensinar a ler: aparência e essência. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.6, set./out. 2021b. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/09/PERIODICO_SET_OUT.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
ARENA, Dagoberto Buim. Por uma alfabetização à margem esquerda: para abandonar o tripalium e abraçar a poiésis. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 14, 2021c, 62-76. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2021528 Acesso em: 20 dez. 2024.
ARENA, Dagoberto Buim. Atos e ler, atos de ver, atos de refletir. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n. 15, mar./abr. 2023. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/03/PERIODICO_MAR_ABR_23.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.
BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2014.
BAJARD, Élie.; ARENA, Dagoberto Buim. Metodologias de ensino: por uma aprendizagem do ato de ler e do ato de escrever em um sistema tipográfico. In: DAVID, Célia Maria, et al. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.
BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2022.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. O B com A não fica BA… realmente! In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.3, mar./abr. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/03/PERIODICO_MAR_ABR_21-2-3.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
KOHLE, Érika Christina. A aprendizagem da escrita e os textos do cotidiano. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.5, jul./ago. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/07/PERIODICO_JUL_AGO-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Os sentidos no foco do ato de ler. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.21, mar./abr. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/03/PERIODICO_MAR_ABR.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Práticas pedagógicas humanizadoras: ensino e aprendizagem de atos de escrever não alienados. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.23, jul./ago. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PERIODICO_JUL_AGO.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, 25(1), 83–104, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%x Acesso em: 20 dez. 2024.
MELLO, Suely Amaral. Não à PNA… não só na Educação Infantil. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.7, nov./dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Corrigido_PERIODICO_NOV_DEZ.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
MELLO, Suely Amaral. O ensino do ler e escrever não se resolve com uma técnica, mas com um modo de praticar a educação escolar. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.22, mai./jun. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/05/PERIODICO_MAI_JUN-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
MILLER, Stela. A hora e a vez de as crianças humanizarem-se. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1a-Edicao-do-Boletim-Alfabetizacao-Humanizadora.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
MILLER, Stela. Vida longa ao boletim do NAHum!. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim especial, dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2022/07/PERIODICO_COMEMORATIVO_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.
ROMANOWSKI, Joana P. ENS, Romilda T. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2025-08-14
Published 2025-08-23





