NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)

REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER E O ATO DE ESCREVER

Autores/as

  • Mara Cristina Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4293-873X
  • Rafaela Emily Tadeu de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba20251009

Palabras clave:

Alfabetização humanizadora, Ato de ler, Ato de escrever, Boletins, NAHum

Resumen

O presente artigo decorre de estudos realizados no âmbito da disciplina Alfabetização e Literatura para Crianças: conceitos e práticas, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). O objetivo é analisar os princípios do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) e discutir possíveis contribuições dos boletins publicados por este Núcleo, para o ensino do ato de ler e do ato de escrever. A metodologia utilizada sustenta-se na abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Além disso, busca nos estudos desenvolvidos por Arena (2010; 2021a; 2021b; 2021c), Arena e Arena (2024), Bajard (2012, 2014, 2021), Bajard e Arena (2015), Miller (2020; 2021), entre outros, aporte teórico para abordar a Alfabetização Humanizadora. Os resultados indicam que o NAHum promove discussões significativas e contribuições para ampliar as reflexões teóricas e demonstrações práticas relacionadas à Alfabetização Humanizadora, com destaque para os boletins divulgados no site desse Núcleo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mara Cristina Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI/UFU) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepae/UFU). Tem experiência na Educação Infantil e Anos Iniciais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Crianças, Infâncias, Alfabetização, Linguagens, Leitura, Escrita e Avaliação.

 

Rafaela Emily Tadeu de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010).  Pós-graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em Docência na Diversidade para a Educação Básica (2011). Docente na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, no cargo de professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 2012. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda Duarte Araújo Silva

Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU), na linha de Saberes e Práticas Educativas. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Núcleo de Linguagens, Leitura e Escrita (LiLEs/FACED/UFU). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), do Grupo de Estudos e Pesquisas Lecturi (UFU). Tem experiência na Educação Básica e Superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: Alfabetização, Linguagens, Leitura, Escrita, Infâncias e Psicologia Histórico-Cultural. Coordena em parceria com a professora Camila Turati Pessoa (UFU) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Re-vista. Coordenadora Estadual do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil LEEI/Sudeste/MG/UFU no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Citas

ARENA, Dagoberto Buim. ARENA, Adriana Pastorello Buim. Alfabetização Humanizadora: princípios e funções de caracteres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/alfabetizacao-humanizadora-principios-e-funcoes-de-caracteres/ Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237 - 247, jan./jun. 2010.

ARENA, Dagoberto Buim. Linguagem escrita: um artefato histórico e cultural. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.2, jan./fev. 2021a. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/04/PERIODICO_JAN_FEV_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Ensinar a ler: aparência e essência. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.6, set./out. 2021b. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/09/PERIODICO_SET_OUT.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Por uma alfabetização à margem esquerda: para abandonar o tripalium e abraçar a poiésis. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 14, 2021c, 62-76. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2021528 Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Atos e ler, atos de ver, atos de refletir. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n. 15, mar./abr. 2023. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/03/PERIODICO_MAR_ABR_23.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2014.

BAJARD, Élie.; ARENA, Dagoberto Buim. Metodologias de ensino: por uma aprendizagem do ato de ler e do ato de escrever em um sistema tipográfico. In: DAVID, Célia Maria, et al. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2022.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. O B com A não fica BA… realmente! In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.3, mar./abr. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/03/PERIODICO_MAR_ABR_21-2-3.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina. A aprendizagem da escrita e os textos do cotidiano. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.5, jul./ago. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/07/PERIODICO_JUL_AGO-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Os sentidos no foco do ato de ler. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.21, mar./abr. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/03/PERIODICO_MAR_ABR.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Práticas pedagógicas humanizadoras: ensino e aprendizagem de atos de escrever não alienados. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.23, jul./ago. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PERIODICO_JUL_AGO.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, 25(1), 83–104, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%x Acesso em: 20 dez. 2024.

MELLO, Suely Amaral. Não à PNA… não só na Educação Infantil. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.7, nov./dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Corrigido_PERIODICO_NOV_DEZ.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MELLO, Suely Amaral. O ensino do ler e escrever não se resolve com uma técnica, mas com um modo de praticar a educação escolar. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.22, mai./jun. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/05/PERIODICO_MAI_JUN-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MILLER, Stela. A hora e a vez de as crianças humanizarem-se. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1a-Edicao-do-Boletim-Alfabetizacao-Humanizadora.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MILLER, Stela. Vida longa ao boletim do NAHum!. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim especial, dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2022/07/PERIODICO_COMEMORATIVO_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ROMANOWSKI, Joana P. ENS, Romilda T. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

Publicado

2025-08-23

Cómo citar

Rodrigues, M. C. O., Araújo, R. E. T. de, & Silva, F. D. A. (2025). NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM): REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER E O ATO DE ESCREVER . Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba20251009

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2025-07-17
Aceptado 2025-08-14
Publicado 2025-08-23